Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Procurar
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Advogada argentina é julgada no Rio por injúria racial
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
Procurar
Have an existing account? Sign In
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A

Advogada argentina é julgada no Rio por injúria racial

Amanda Rocha
Última atualização: 24 de março de 2026 13:16
Amanda Rocha
Tempo: 3 min.

A Justiça do Rio de Janeiro realiza nesta terça-feira (24) o julgamento da advogada e influencer argentina Agostina Páez, ré em um caso de injúria racial. O incidente ocorreu no início do ano, quando Agostina saía de um bar em Ipanema, na Zona Sul do Rio.

Agostina Páez passará por uma audiência de instrução e julgamento na 37ª Vara Criminal. O processo corre em segredo de justiça. De acordo com a denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), a advogada se referiu a um funcionário do bar de forma pejorativa, chamando-o de “negro” e, ao deixar o local, usou a palavra “mono”, que em espanhol significa macaco, além de imitar gestos do animal.

Ainda segundo a promotoria, Agostina fez ofensas adicionais, utilizando expressões como “negros de m…” e “monos” para outros dois funcionários, caracterizando três crimes. Um vídeo com os gestos viralizou nas redes sociais, levando à investigação da Polícia Civil, que indiciou a advogada por injúria racial.

A prisão preventiva de Agostina foi decretada após a aceitação da denúncia pelo MPRJ, com base no risco de fuga e no comportamento reiterado da ré, que continuou a proferir ofensas mesmo após ser alertada sobre a ilegalidade de sua conduta no Brasil. Agostina foi presa no dia 6 de fevereiro, mas liberada na mesma noite após decisão da 37ª Vara Criminal. Desde então, ela permanece no Brasil usando uma tornozeleira eletrônica.

A promotora Fabíola Tardin Costa destacou que o foco do Ministério Público é a reparação do dano à vítima e o respeito à legislação brasileira, que combate toda forma de discriminação. Ela afirmou:

““O foco da minha acusação é demonstrar que nosso país está comprometido com o combate ao racismo e com o respeito aos tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, sem deixar de considerar a importância da garantia do direito reparatório à vítima. O cárcere é uma medida extrema e excepcional que, neste momento, não entendemos ser necessária.””

A defesa de Agostina, representada pela advogada Carla Junqueira, afirmou que sua cliente reconhece o erro cometido por desconhecimento da legislação brasileira sobre racismo.

““Agostina reconhece que errou e reagiu de forma inadequada diante de uma situação de conflito. Demonstrou arrependimento sincero, pediu desculpas e buscou compreender as consequências de suas atitudes.””

Carla Junqueira também afirmou que as penas impostas à sua cliente podem ser substituídas por outras medidas, reiterando a confiança na Justiça Brasileira para uma decisão justa e proporcional.

Notícia Anterior PAT de Itapetininga oferece 403 vagas de emprego; saiba como se candidatar
Próximo notícia Turista argentina Agostina Páez será julgada hoje por injúria racial no Rio
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta