A missão Artemis II, da NASA, deve atingir nesta segunda-feira (6) um dos momentos mais simbólicos da nova corrida espacial: o sobrevoo tripulado da Lua. Além do marco histórico, com astronautas alcançando a maior distância já registrada em relação à Terra, a operação também reforça um interesse estratégico com o potencial de mineração de hélio-3 no solo lunar.
A cápsula Orion entrou na esfera de influência gravitacional da Lua durante a madrugada, etapa considerada crucial para futuras missões. Ao longo do dia, a tripulação realiza observações diretas do satélite, enquanto enfrenta momentos como a perda de comunicação ao passar pelo lado oculto e o ponto de maior aproximação, previsto para a noite.
A retomada da exploração lunar, liderada pelo programa Artemis, não se limita a feitos científicos ou simbólicos. Um dos principais interesses está nos recursos naturais disponíveis na superfície da Lua, especialmente o hélio-3. Diferentemente da Terra, que é protegida por um campo magnético, a Lua recebe diretamente partículas do vento solar. Entre elas está o hélio-3, um isótopo raro no planeta, mas potencialmente abundante no solo lunar.
Esse material é visto como uma possível fonte de energia do futuro. Em teoria, poderia ser utilizado em reatores de fusão nuclear mais seguros, com baixa geração de resíduos radioativos. Embora a Artemis II não tenha como objetivo direto a mineração, a missão cumpre uma etapa essencial: testar, na prática, a capacidade humana de operar em órbita lunar após mais de 50 anos desde o programa Apollo.
O sobrevoo permite mapear e observar regiões estratégicas da superfície, validar sistemas de navegação e comunicação em ambiente lunar, avaliar condições operacionais para futuras missões tripuladas e preparar o terreno para pousos mais complexos, previstos nas próximas etapas do programa. Esses elementos são considerados fundamentais para qualquer projeto de exploração de recursos naturais fora da Terra.
A ideia de minerar hélio-3 não é nova. Cientistas como Harrison Schmitt, ex-astronauta do programa Apollo, defendem há décadas o potencial do material. Pesquisadores também já desenvolveram protótipos experimentais de reatores de fusão. Apesar disso, ainda não há tecnologia capaz de produzir energia líquida a partir do hélio-3 de forma viável.
O interesse pelo hélio-3 também movimenta outros países e empresas privadas. A Índia já demonstrou interesse em explorar a superfície lunar, enquanto companhias avaliam a extração de água como alternativa para produção de combustível espacial. A ESA (Agência Espacial Europeia) também considera o uso da Lua como base de apoio para missões mais distantes, o que inclui a utilização de recursos locais.
A Artemis II marca um passo intermediário, mas decisivo. As próximas missões do programa devem incluir pousos tripulados e, no longo prazo, a construção de infraestrutura permanente na Lua.


